Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como Limpar a Caneta Técnica

     Olá pessoal, tudo bem?
     Bom, hoje eu trago uma pequena curiosidade que muito me questionam, e pra facilitar, trago este mini-tutorial para vocês darem uma olhadinha. Na verdade, não é minha pretensão ensinar ninguém, só quero mesmo compartilhar aqui o pouco da experiência que tenho, já que uso Caneta Técnica desde 2002.
Finalizado com Caneta Técnica número 03
      Então vamos lá. A Caneta Técnica e muito utilizada por desenhistas no mundo todo, em especial para finalizar cenários, já que possui um traço contínuo e uniforme. Ela é excelente para arte-final, no entanto, é preciso um pouco mais de paciência, uma vez que, basicamente, deve fazê-la basicamente duas vezes, sendo que na segunda, você vem encorpando o traço, ou ocupando as lacunas. {vide imagem abaixo}
     Dicas para a limpeza:
     01 - A caneta vem toda montadinha. Para carregá-la de nanquim, é preciso abrir o corpo dela, desenroscando. Você verá o reservatório {que nunca deve ser cheio por completo, encha apenas 80% do reservatório}, abra-o desenroscando suavemente. Logo a parte interior, onde fica a ponta da caneta, estará exposta. Com cuidado, remova as partes pequenas, sem medo e com muito cuidado para não estragar a agulha, que fica escondida dentro da ponta. Caso a danifique, não poderá ser substituída, a menso que tenha outra caneta similar e com o mesmo número/tamanho.
     02 - A corpo da caneta, é usada como 'chave' para abrir o compartimento interno. Fique atento a isso para não forçar sem necessidade e quebrar sua caneta.

     03 - Depois de desmontado, lave tudo em água corrente, tomando muito cuidando para não deixar nada descer pelo ralo. Você pode tentar um recipiente com água, mas acho inútil. O nanquim faz muita sujeira, e terá de trocar a água várias vezes. Utilize uma escova de dentes velha se for preciso, mas não se atenha muito a esta parte da limpeza. 

     Limpe, seque bem e utilize álcool isopropílico {primeira foto} para remover o restinho de sujeira que ficar. Álcool em gel ou comum, também deve funcionar, mas lembre-se que a secagem não é imediata como o anterior citado. Você consegue Isopropílico em qualquer farmácia de manipulação. Use um cotonete para molhar o álcool {bem pouco-não encharque} e retire qualquer resíduo de nanquim. Isso evitará entupimentos, que fazem com que tenha de repetir toda a limpeza, ou simplesmente, prejudicará a qualidade do traço.

      Está tudo pronto e seco? Então feche bem sua caneta e abasteça o reservatório {lembrando da dica lá em cima - 80%}. Antes de arte-finalizar algum desenho, use uma folha de rascunho para fazer círculos e/retas/linhas, até que a caneta comece a fluir o nanquim naturalmente. Repare que no começo, os traços sairão espaçados e falhos. Agite a caneta para cima e para baixo, intercalando os traços, logo ela estará pronta para o uso.

    Sim, não sou bom para sintetizar nada. Me desculpem por prolongar demais, mas quis ser bem claro. Qualquer dúvidas, podem deixar nos recados. Ficarei feliz em responder! Ótimo final de semana para todos.

          Atualização: 30 de Maio 2017


           Pessoal, é o seguinte. Acabei de ter a informação, de que a Nankin da Acrilex, deriva da Tinta Acrílica, logo, tem secagem rápida. Ou seja, excelentes para preencher grandes áreas ou serem utilizadas com pincel. No entanto, nunca utilizem para recarregar canetas técnicas ou qualquer outra. Ela causará entupimentos. #FicaaDica

17 comentários :

Ju Almstadter disse...

Olá!! Como faço pra desentupir? 😓 Vc sabe? Socorro!!! Tenho uma 0.2.

Takamura disse...

Ju, a melhor forma de desentupir, é pegar um recipiente pequeno com água {uma tampinha de garrafa por exemplo}, ir colocando aos poucos lá, e em uma folha, ir fazendo movimentos circulares, traços, até que esta flua normal, sem falhas. Caso não consiga desentupir assim, limpe a tampa da forma que mostrei no post, e encha apenas 80% do tubinho, para evitar problemas.

Espero ter ajudado.
Abraços.

Unknown disse...

Olá, minhas canetas possuem uma ponta muito fina, e eu acho não limpei corretamente fiquei uma semana e meia fora de casa e cheguei e ela esta entupida.
não consigo desentupir... segui as instruções e não consegui tem mais alguma dica ou já era?
obrigada

Takamura-San disse...

Olá pessoa.

Então, se você já a desmontou e limpou seguindo todas as dicas...Bom, realmente não sei como poderia lhe ajudar mais. Seque bem ela depois de todo o processo e verifique o nankim que estás usando. Pode ser que ele esteja já grossinho e entupindo sua caneta. Tente um nankim escolar, mais ralinho.

Espero que funcione. Boa sorte!

Unknown disse...

vou amanhã na casa do artista, vou comprar pontas novas, e o detergente para nanquim da tridente. Também ví que usei outro tipo de alcool, é um de farmácia mas não o que você indicou. (é caro esse alcool?)
Eu tinha conseguido limpar e ela estava semi funcionando, ai hj estava soltando um pouco de tinta e do nada PUF, nada nem forcei para não estragar.
vou ver se com esse produto tenho progresso

Takamura-San disse...

Olá. Que pena que estás comentando anonimamente, gostaria de me referir a ti por algum nome. Bom, o álcool que citei não é caro não, foi menos de $4 se não me engano. Comprei em uma farmácia de manipulação, então saiu bem mais em conta. Esse detergente deve ser útil mesmo. Uso o neutro quando sinto a necessidade. Boa sorte e me fale se conseguiu. Abraços.

Willian disse...

Oi, usei agua quente para amolecer a tinta. É até feio falar mas minha desegraph estava há um ano parada, toda trancada devido a tinta seca. Depois de três dias de molho em água quente, finalmente consegui chegar ao arame. Usarei a dica do alcool para limpar o restinho de tinta, mas tá praticamente nova! A pena já agita normalmente. Abraço

Takamura-San disse...

OMG - Uma ano?! Que bom que teve sucesso mesmo assim. Fico feliz que poderá utilizá-la de agora em diante. Que essa dica fique registrada aqui. Creio que muitos passam pelo mesmo problema. Obrigado pelos comentários e por compartilhar conosco sua experiência. Abraços.

like_heartless disse...

Ai meu deus, acabei de ver que estraguei a agulha da minha 0.4 ;A; As minhas canetas eu meio que "herdei" de uma tia, então estão a uns bons anos sem serem limpas, estão todas entupidas, fui tentar limpar mas tá impossível ;u; Nem vou mexer nas outras pra não estragar elas também ;A;

Takamura San disse...

Você pode deixá-las de molho em água morna. Ajuda a desincrustar a tinta. No mais, boa sorte e cuide bem dessas preciosidades.

Nizete Nunes disse...

Olá, qual a tinta para usar na caneta, sempre usei esta que vc fala que entope, é verdade sempre tenho esse problema, grata.

Takamura San disse...

*Nizete Nunes. O ideal é que você utilize bons nankins, que não sejam de base acrílica, ou seja, basicamente todos, menos este da Acrilex. Eu, particularmente, gosto muito do nankin da Trident. Mas é apenas uma questão de gosto. Me recomendaram o da koh-i-noor, mas ainda não testei. Abraços e obrigado pela visita♥

Mochi Choi disse...

Hey, eu tenho uma 0.1mn pro-line da trident. Queria saber se posso desmontar a ponta? Sabe, é que tenho medo de desmontar já que o ferrinho da ponta é MUITO fininho, tenho medo de danificar.
Esses dias a tinta não está saindo, acho que pode ter entupido (ja recarreguei segundo as estruções e funcionava perfeitamente) por favor, me ajude, não aguento fazer um desenho e na arte-final não a tenho para finalizar.

Takamura San disse...

Ohayo Mochi Choi ☺

Então, esta espessura é a que mais entope, devido a sua espessura. Eu nunca recomendaria que a comprasse, mas sim, a descartável da uni pin, que dura bastante e possui o mesmo desempenho, e não entope, já que a ponta é porosa.

Recomendo que siga os passos citado aqui e sim. Desmonte, lave, seque bem e a recarregue. Não tenha medo, só previna-se para que ela não quebre, entorte ou caia no chão, de forma alguma. Boa sorte aí e cuide bem dela.

Obrigado pelo seu comentário ♥ Nos siga e faça parte do nosso clã de desenhistas em treinamento. Abraços.

Amanda Duarte disse...

Oi, tenho uma caneta 0.1 que caiu no chão, a ponta ficou um pouco tortinha. Se eu tentar desmontar e colocar no lugar, consigo? Já soube de alguem que tentou? obg :3

Takamura San disse...

Olá querida Amanda.
Já fiz este procedimento, no entanto, com uma 0.3, que é a que mais uso. A 0.1 é bem fininha, recomendo que tenha muito cuidado. Sim, tente. Afinal, se não tentar, perderá a caneta de qualquer forma. Seja cautelosa. Obrigado pela visitinha.

Anônimo disse...

Tenho 10 can tridente
So 04 estao funcionando
Usei o dertegente apropriado nao consegui.
Mas li suas dicas ,vou tentar
Achei muito valiosa.
Obrigada abraços

Postar um comentário

Obrigado a todos pelos comentários. Estamos sempre buscando a evolução para que possam ter fanzines de qualidade em mãos.
PS: Não aceitamos comentários Anônimos. Grato por se identificar!