Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Palhaço de Folia

     Ohayo mina-san.

     E aí, tudo bem? Por aqui tudo ótimo. Bom, minha internet tá um problema sério hoje, mas vou tentar fazer um postzinho rápido, só pra não perder o costume de postar sempre no começo e finais de semana. 
     Sou original de uma cidade interiorana chamada Muqui-ES, e lá temos uma cultura muito forte e característica, como o Boi Pintadinho e a Folia de Reis, também presente em Minas e outras cidades do Brasil. Um personagem forte e que sempre mexe comigo é o palhaço de Folia de Reis. Ele simboliza os guerreiros de Herodes, que foram enviados para matar o menino Deus, que acabara de nascer. Algumas lendas, dizem ainda que ele simboliza o próprio demônio, e que a pessoa que usa roupa e a máscara do palhaço, no momento da procissão, não pode se exceder a frente da bandeira, pois ele verá o prórprio mal diante de si.

          Fiz esta ilustração para homenagear o Palhaço Folião, figura presente na minha cultura e no meu imaginário. Abaixo segue um pouco da minha cultura para vocês. É maravilhoso ver como o Brasil possui uma diversidade cultural tão extensa rica né.
     Abraços pessoal e uma ótima semana para todos!

6 comentários :

GJpaciulo disse...

Muito legal o seu desenho!!
Acho super legal você valorizar a sua cultura!
Parabéns!
Kissus ;*

Elba Mara Mendonça disse...

OHHHH 10!!! Takamura o desenho já achei foda, com sua explicação achei ainda mias interessante. Realmente aqui em minas temos essa tradição, mas eu não sabia que existia uma história por trás disso . Aqui os foliões passam de casa e casa cantando, e normalmente tem uns três cara de máscaras que brincam com quem encontra. Mais uma vez lindo desenho !!

Takamura disse...

Obrigado GJPaciulo.

Acredito que quem não valoriza as suas próprias raízes, não merece chegar muito longe. Seria como negar algo que está na sua história e isso é cruel e inaceitável. Quem renega a sua cultura, renega a si mesmo.

Obrigado pela visitinha^^!

Abraços!

Takamura disse...

Ohayo Elba-Chan, que bom ter mais uma vez sua presença aqui no Estúdio.^-^ Thanks!

Alguns lugares do nosso país carregam esta bela cultura, no entanto são poucas! Há um certo receio de que a mesma desapareça. Isso é triste, mas o fato é que a juvetude, que deveria aprender e propagar a proposta de seus pais, se veêm cada vez mais perdidos em futilidades e despropósitos.

Eu amo esta cultura, e espero que ela nunca morra. Estão até preparando um documentário para difundir mais esta tradição. (Não sei ao certo se já foi lançado).

Os Foliões costumam passar entre o período de 24 de Dezembro e 06 de Janeiro, representando o Sagrado e o Profano. Esta tradição nos foi presente(?) dos Portugueses, quando os jesuítas decidiram catequizar nossos índios.

Abraços querida e obrigado por comentar.

Muqui News disse...

Olá Adriano Takamura, bom dia!
Também sou muquiense com muito orgulho.
Vi seu trabalho que homenageia o "Palhaço Folião" é achei lindíssimo. De muita criatividade, originalidade e profissionalismo.
Parabéns!!
Lívia Vieira.
Muqui News - A cidade é antiga, mas a notícia é nova.
Blog Muqui News - www.muquinews.blogspot.com
Página Muqui News - facebook.com/MuquiNews

Takamura disse...

Que felicidade receber um comentário ilustre de outra Muquiense por aqui, me senti honrado!☺
Foi uma homenagem simples, mas de coração mesmo.

Thanks pela visita e volte sempre^^!

Postar um comentário

Obrigado a todos pelos comentários. Estamos sempre buscando a evolução para que possam ter fanzines de qualidade em mãos.
PS: Não aceitamos comentários Anônimos. Grato por se identificar!